Profissionais da Saúde estiveram reunidos na tarde de hoje para definir as próximas ações em relação ao aparecimento de casos positivos de dengue no município.
A reunião, que aconteceu na Secretaria de Saúde, reuniu Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Combate às Endemias, a Coordenadora de Saúde, Marta Petri, a Enfermeira responsável pela vigilância epidemiológica e vigilância ambiental das endemias no município, Thairine Franceschet, a Nutricionista Danieska Ritzel, responsável pelo PSE (Programa Saúde na Escola), e também contou com a presença do responsável pelas endemias do estado, representante da 9ª CRS, Jorge Wanderlei Garcia Guilherme, que reforçou a necessidade de agir diretamente nos focos e eliminar criadouros.
Nos próximos dias, os agentes intensificarão visitas domiciliares para orientações e coletas, será realizado um mutirão de limpeza, ações em parceria com outras secretarias e um fumacê, técnica de aplicação de inseticida que ajuda a combater a dengue, eliminando mosquitos adultos.
Além das medidas e ações urgentes a serem tomadas, foi reforçado o pedido de atenção e alerta aos sintomas da Dengue, que incluem febre, dor de cabeça e nas articulações, e ao período de transmissão da dengue, que dura em média 6 dias.
A Administração Municipal está trabalhando no combate à dengue, mas reforça que a participação de toda a comunidade é fundamental para impedir a proliferação do mosquito. A prevenção começa dentro de casa!
Comunicação/Prefeitura Municipal de Salto do Jacuí.